Choose your flavor

Saturday, August 16, 2008

Estreia



“HAMLET LIGHT” de Vvoitek Ziemilski
FINALISTA DO PROJECTO JOVENS ARTISTAS JOVENS

É por escolhermos o cinema sobre o teatro 9 vezes em 10.
É por ficarmos sempre com esperança dessa décima vez.
É por amarmos Shakespeare. É por não aguentarmos Shakespeare.
É porque o pai dizia: despacha-te devagar.
É por sede de ter algo no fim.
É por pura curiosidade, se dava.
É por de repente ficarmos todos convencidos que até é capaz de dar.
É por gostar da superfície.
É pela combinação de fartura e entusiasmo.
É teatro puro e duro.
É consumível.
É light. Menos calorias. Um sabor ainda melhor.


Não será preciso esquecer o teatro para gostar dele? Esquecer que estamos no teatro, esquecer como funciona? E se então “esquecêssemos” a ideia de espectáculo, concentrando-nos meramente na sua publicidade? Se em vez da peça, os espectadores vissem a criação de um trailer de um espectáculo? O que fica? Qual será a nova escala de possibilidades?

Hamlet Light, de Vvoitek Ziemilski, foi um dos três trabalhos vencedores do projecto Jovens Artistas Jovens, que decorreu durante o ano de 2006, com o envolvimento de várias estruturas a nível nacional. Este projecto teve como objectivo conhecer a situação dos jovens criadores no território nacional, permitindo que os 3 trabalhos seleccionados pudessem ter o apoio das estruturas envolvidas no sentido de poderem produzir, e apresentar os respectivos espectáculos ao público.

Depois de um período de residência artística repartido entre o Espaço do Tempo, em Montemor-o-Novo, O CENTA, em Vila Velha de Ródão, e o CAPA, em Faro, Hamlet Light vê finalmente a sua estreia absoluta no Teatro das Figuras ( Dia 15 de Setembro, 22h). O Teatro Municipal de Faro além de ser uma das estruturas envolvidas no projecto Jovens Artistas Jovens, integrou também o Observatório Crítico responsável pela selecção dos 3 trabalhos finalistas.


Photographia de cena: Susana Jesus

1 comment:

adam brown said...

Hello I just entered before I have to leave to the airport, it's been very nice to meet you, if you want here is the site I told you about where I type some stuff and make good money (I work from home): here it is